domingo, 15 de janeiro de 2012

Farol da Nazaré

O Farol da Nazaré é um farol português que se localiza no Forte de São Miguel Arcanjo, Nazaré, distrito de leiria.
Foi no reinado de D. Sebastião que se determinou a edificação de uma fortaleza extremo do Promontório do Sítio, para assegurar a defesa da povoação piscatória da Nazaré dos ataques de pirataria.
No entanto, desta primitiva edificação nada resta, uma vez que cerca de 1600 Filipe II mandou reconstruir o forte, de acordo com a planta desenhada anos antes pelo engenheiro Giovanni Vicenzo Casale.
Na época das Guerras de Restauração, a Coroa portuguesa determinou que a fortaleza fosse reformada e ampliada, numa obra que lhe imprimiu a sua actual planimetria.
De linhas maneiristas, o forte desenvolve-se numa planta longitudinal irregular, que se adapta à topografia do promontório sobre o qual assenta. Em cada um dos seus ângulos foi edificado um baluarte, e a praça de armas corresponde ao terraço. Sobre o portal principal, que permite a entrada no interior da fortaleza, foi disposto um original relevo com a imagem de São Miguel Arcanjo, acompanhado pela legenda "El-Rei Dom Joao o Quarto - 1664", assinalando a data da obra seiscentista.
Durante as Invasões Francesas, em 1807, o Forte de São Miguel foi ocupado por um destacamento das tropas do General Junot, que foi expulso pela população local no ano seguinte. No início do século XX, a fortaleza foi desactivada, e em 1903 foi instalado no local o Farol da Nazaré, em actividade até aos dias de hoje.

(in: igespar.pt)







Sem comentários:

Enviar um comentário